26

abr
2018

Conheça 3 pratos típicos da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba

Publicado por: Redação/ 1462 0

Vai viajar para o Litoral Norte?

Então confira 3 pratos típicos da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba.

Esta cidade litorânea possui diversos atrativos e conta com uma infraestrutura de ponta para receber o turista. Um dos destaques, quando falamos sobre o Litoral Norte, é a culinária caiçara. Sem dúvida, você vai saborear muitos pratos deliciosos nos diversos restaurantes à beira-mar e no centro da cidade.

Além de muito linda, tem mar e sol durante quase o ano todo, Caraguatatuba possui opções de lazer que prometem  agradar aos mais variados tipos de turistas.

Quando viajamos, experimentar os pratos típicos da região é uma tarefa quase obrigatória. Por isso, resolvemos dar algumas dicas para você aproveitar durante a sua viagem por Caraguatatuba.

Confira só e já marque no roteiro!

 

Café da manhã reforçado

Bem, logo pela manhã, geralmente boa parte da rede hoteleira de Caraguatatuba costuma caprichar no café, com bolos caseiros, pão de queijo, opções de chá, pães recheados e torradinhas.

O café da manhã típico do litoral norte de SP, de acordo com os pescadores da região, é feito com peixe salgado, bolinho de mandioca, banana assada, tapioca, rapadura e farofa de tainha. Mas nos hotéis você encontrará opções menos tradicionais.

Como você vai caminhar depois desta primeira refeição para conhecer a cidade, aproveite para tomar um café bem reforçado.

 Já no almoço e no jantar, você pode aproveitar para experimentar delícias da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba.

 

Que tal peixe com farofa e banana?

Se você adora uma fritura, vai se dar muito bem em sua viagem em Caraguatatuba.

Os caiçaras amam peixe frito. Tanto que muitos pescadores, no café da manhã, costumam comer farofa e peixe, afinal, eles precisam de muita energia.

Inclusive, alguns pescadores comentam que eram somente esses alimentos que os moradores da região tinham à disposição e  não existia farinha branca, até porque não havia plantação de trigo por toda a região. Só existia, praticamente, mandioca, banana e peixe.

E é neste momento que entramos em um dos principais pratos típicos da região. Isso mesmo! Em Caraguatatuba, assim como em outras cidades do litoral Norte, é costume pratos com farofa, banana e peixe.

 

Farofa de tainha  

Outro prato bastante típico  de Caraguatatuba é a farofa de tainha, que tem como base a farinha de mandioca.

Mas veja, o sabor dessa iguaria caiçara é bem forte, então, experimente com cautela para ver se você gosta.

A farofa de tainha fica muito boa também quando acompanhada de um café bem quente e uma banana assada.

Outro prato que também é a cara da região, e que você não pode deixar de experimentar, é a moqueca. Diferente da tradicional moqueca capixaba e da baiana, a moqueca caiçara vem mais sequinha e dentro de uma folha de bananeira.

Para acompanhar, como não poderia deixar de ser, farofa de banana, pirão e camarões. Uma verdadeira iguaria que você não pode deixar de provar!
De acordo com os locais, o peixe sempre escolhido é o que “está bom no dia”. Porém, normalmente, o peixe utilizado é a Cavala, sempre muito suculenta e fresquinha.

Para acompanhar, uma boa pimenta, mas se você não gosta das fortes, tome cuidado, lá eles capricham.

 

Creme Jussara, mais uma delícia de Caraguatatuba

Outro prato caiçara que você precisa experimentar é o famoso creme de jussara, uma espécie de palmito que lembra o fruto do açaí.

Eles fazem um creme muito suave, que combina com diferentes tipos de peixes. Não deixe de experimentar também o delicioso bolinho de camarão com abóbora e a lula à doré ,que são clássicos de todo o litoral norte e que não deixa de ser diferente em Caraguatatuba.

Sem dúvida, a  culinária caiçara irá surpreender você em Caraguatatuba

 

Deixe seu Comentário

Please enter comment.
Por favor, insira seu nome.
Por favor insira seu endereço de e-mail.
Please enter a valid email address.