Locais paradisíacos do Litoral Norte SP que você precisa conhecer

Publicado por: Redação/ 2503 0

Locais paradisíacos do Litoral Norte SP que você precisa conhecer

Os viajantes vão se encantar com alguns locais paradisíacos do Litoral Norte.

Praias, ilhas e um mar de tirar o fôlego, que vai sendo delineado pelo verde das montanhas. Tudo  isso você poderá notar ainda na estrada, quando tiver acessando São Sebastião, Ilha Bela e Caraguatatuba.

A popularidade do Litoral Norte de São Paulo já vem de muitos anos. E até pouco tempo, vários moradores de cidades próximas costumavam escolher as mesmas praias como destino de férias e feriados prolongados.

Mas não é apenas a beleza das paisagens que deixam os turistas encantados. O Litoral Norte também oferece badalação, boa gastronomia e momentos incríveis.

Se você está planejando viajar para este destino, confira estas dicas que separamos sobre alguns locais paradisíacos do Litoral Norte.

Praia de Puruba

Praia de Puruba – Ubatuba

A cerca de somente 24 km do centro de Ubatuba, está localizada a linda praia de Puruba. Um dos locais paradisíacos do Litoral Norte que não poderíamos deixar de comentar.

Lá, uma longa e linda faixa de areia branca, onde você poderá atravessar os rios Quirim e Puruba, por meio de barquinhos da prefeitura.

Os turistas mais aventureiros preferem fazer a travessia a pé mesmo ou até mesmo nadando, pois não é uma distância muito grande que separa os rios. Porém, caso você opte por se aventurar, fique atento ao nível das águas.

Chegando ao outro lado, encontrará uma linda praia de mar calmo e muita, mas muita natureza! Não existe grande estrutura do outro lado, por isso, leve coisinhas para comer e beber, principalmente se a ideia for passar o dia por lá. Inclusive, é bom salientar sobre valores exorbitantes que são cobrados pelos pouquíssimos quiosques no local.

E, certamente, a principal atração fica por conta dos golfinhos, que sempre estão nadando por lá e divertem a todos que chegam até esse local paradisíaco.

 

Praia do Bonete

Praia do Bonete

Este local paradisíaco do Litoral Norte fica em Ilhabela e já garante um passeio com muitas belezas naturais.

A praia do Bonete é repleta de atrativos, com muita diversidade cultural que garantem a diversão de todos. A área, onde se encontra a praia do Bonete, era antigamente habitada por índios, que deixaram uma incrível herança que é mantida até hoje por toda a comunidade local.

A maneira rústica de se viver dos locais chama a atenção de quem passa por lá. É uma praia extremamente tranquila, repleta de antigos sambaquis, monumentos feitos de conchas que dão um toque a mais à beleza do lugar.

Lá você encontrará diversas opções de pousadas, passeios, restaurantes, tudo organizado e cuidado pelos caiçaras que vivem na região.

É possível ainda encontrar mirantes e cachoeiras no local, através de trilhas que podem durar de 3 a 6 horas. Todas as trilhas, mesmo sendo longas, são de nível médio a fácil. Sendo assim, você poderá desbravá-las tranquilamente  e conhecer ainda mais essa praia paradisíaca.

 

Praia de Paúba

Paúba

Localizada em e São Sebastião, Paúba está entre os locais paradisíacos do Litoral Norte para quem gosta de sossego.

Bastante frequentada por famílias, algumas optam pelo lugar para passar finais de semanas prolongados. Tanto que, durante a semana, a praia fica praticamente deserta. Por isso, se você prefere essa paz, melhor organizar sua viagem para dias de semana. Vai valer a pena!

A Praia de Paúba é pequena, com areias finas mar de águas calmas. Sendo assim, não é tão ideal para o surfe.

Praia de Castelhanos

Praia dos Castelhanos

Mais uma entre os locais paradisíacos do Litoral Norte que fica em Ilhabela. Como é relativamente perto da Praia do Bonete, o ideal é tentar organizar bem o seu roteiro, assim economiza tempo.

Neste paraíso, alguns aproveitam para  praticar esportes off road, uma vez que só é permitido chegar com esse tipo de veículo.

O local é bastante completo, com boa estrutura, só que rústica. Lá você poderá observar como os caiçaras levam sua vida, mantendo firme suas tradições e cultura.

 

Está preparado para conhecer esses locais paradisíacos do Litoral Norte? Então, boa  viagem!

 

Roteiro ideal para passeios da 3ª Idade no Litoral Norte SP

Publicado por: Redação/ 1279 0

Atualmente, o turismo na terceira idade vem ganhando força. Para se ter uma ideia, pessoas com mais de 60 anos estão se interessando cada vez mais em viajar.

Atualmente, o turismo na terceira idade vem ganhando força. Para se ter uma ideia, pessoas com mais de 60 anos estão se interessando cada vez mais em viajar.

E passear na praia é um dos locais preferidos desse público. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o roteiro ideal para passeios da 3ª Idade no Litoral Norte SP.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, a faixa etária acima de 60 anos tem  feito muitos planos de viagem. Eles já trabalharam bastante, cuidaram dos filhos e nada mais justo aproveitarem  um pouco a vida, não é mesmo?

Sem dúvida, turismo na terceira idade é um dos maiores destaques do setor nos últimos anos. Jamais o mercado ofereceu tantas opções de pacotes de viagens destinados ao público da terceira idade.

Normalmente, esse público gosta de viajar em grupos, através de excursões e pacotes que acabam facilitando todo o passeio. Mas, uma coisa é certa: a diversão que eles buscam é a mesma de todos os demais estilos de turistas.

 

Programas do Ministério do Turismo

Não é à toa que existem um programa exclusivo do Ministério do Turismo,  o qual leva o nome de “Viaja Mais Melhor Idade”, que dá descontos e condições especiais para o pagamento de pacotes para pessoas que tenham mais de 60 anos, que seja pensionista ou aposentado, e é um dos pacotes que mais vendem em todas as agências de turismo de todo o país.

O mesmo programa também incentiva as cidades turísticas a melhor se programarem, para receber esses turistas, durante todo o ano e não somente em alta temporada. Até porque o pessoal da terceira idade viaja durante todo o ano, até mesmo em períodos de baixa ocupação, incentivando e movimentando o turismo em todo o país.

 

Pacotes de viagens para idosos

Para quem planeja viajar para o Litoral Norte, os pacotes de viagens para idosos normalmente apresentam atividades culturais e recreativas. Tudo isso com o intuito de estimular o bem estar de todos, sem deixar de lado a diversão.

E se você está pensando em programar um roteiro de viagens para o Litoral Norte e quer saber algumas dicas, saiba que opções não faltam para aproveitar dias incríveis em praias estonteantes.

 

Roteiro ideal para passeios da 3ª Idade no Litoral Norte SP

O Litoral Norte é muito conhecido por suas lindas praias. Cada uma delas reserva aspectos diferentes, mas que encantam a todos.

A gastronomia, sem dúvida, é certamente  um dos carros-chefes do local, trazendo opções para todos os gostos! Por isso, em seu roteiro, inclua jantares em alguns dos restaurantes locais para apreciar a culinária caiçara. O Ostra & Ouriço é uma opção muito interessante, que fica na Rua Prudêncio Baeta, n° 21.

Existem diversas opções culturais como lindas igrejas, que você poderá colocar em seu roteiro. Igrejas com arquiteturas belíssimas, que remetem ao passado. Uma dica é visitar a Catedral Divino Espírito Santo, localizada na Av. Amazonas, 1665 – no bairro Indaiá.

Dê um pulinho também na linda Paróquia Matriz Santo Antônio, que foi a responsável pelo desenvolvimento de toda a região. Muita coisa mudou com o passar dos anos, mas a fachada continua a mesma e é, certamente, uma das que mais chama a atenção em todo o Litoral Norte. Não é uma igreja luxuosa, mas tem um lindo e importante valor histórico e fica bem próxima à praia.

 

Mais opções de passeios da 3ª Idade no Litoral Norte SP

Na praia do Arrastão, em São Sebastião, você encontra uma deliciosa opção de restaurante, o chamado Abricó, que possui todas as janelas envidraçadas, com uma linda vista para o mar.

O restaurante tem inspiração francesa, com pratos como a famosa Lagosta à Thermidor, que é gratinada com creme ao vinho branco, parmesão e cogumelos. Uma experiência gastronômica realmente tentadora!

Já em Camburi, você poderá provar o delicioso restaurante Acqua, que possui um lindo deque de madeira, onde você poderá ouvir e ver o mar.

O local conta com uma extensa carta de vinhos, muitos tipos de saladas, antepastos, risotos, massas, carnes e frutos do mar.

Com essas dicas, você poderá montar o seu roteiro ideal para passeios da 3ª Idade no Litoral Norte SP.

Não perca mais tempo e programe ainda hoje sua viagem!

 

Conheça 3 pratos típicos da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba

Publicado por: Redação/ 1460 0

Conheça 3 pratos típicos da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba

Vai viajar para o Litoral Norte?

Então confira 3 pratos típicos da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba.

Esta cidade litorânea possui diversos atrativos e conta com uma infraestrutura de ponta para receber o turista. Um dos destaques, quando falamos sobre o Litoral Norte, é a culinária caiçara. Sem dúvida, você vai saborear muitos pratos deliciosos nos diversos restaurantes à beira-mar e no centro da cidade.

Além de muito linda, tem mar e sol durante quase o ano todo, Caraguatatuba possui opções de lazer que prometem  agradar aos mais variados tipos de turistas.

Quando viajamos, experimentar os pratos típicos da região é uma tarefa quase obrigatória. Por isso, resolvemos dar algumas dicas para você aproveitar durante a sua viagem por Caraguatatuba.

Confira só e já marque no roteiro!

 

Café da manhã reforçado

Bem, logo pela manhã, geralmente boa parte da rede hoteleira de Caraguatatuba costuma caprichar no café, com bolos caseiros, pão de queijo, opções de chá, pães recheados e torradinhas.

O café da manhã típico do litoral norte de SP, de acordo com os pescadores da região, é feito com peixe salgado, bolinho de mandioca, banana assada, tapioca, rapadura e farofa de tainha. Mas nos hotéis você encontrará opções menos tradicionais.

Como você vai caminhar depois desta primeira refeição para conhecer a cidade, aproveite para tomar um café bem reforçado.

 Já no almoço e no jantar, você pode aproveitar para experimentar delícias da culinária caiçara para você saborear em Caraguatatuba.

 

Que tal peixe com farofa e banana?

Se você adora uma fritura, vai se dar muito bem em sua viagem em Caraguatatuba.

Os caiçaras amam peixe frito. Tanto que muitos pescadores, no café da manhã, costumam comer farofa e peixe, afinal, eles precisam de muita energia.

Inclusive, alguns pescadores comentam que eram somente esses alimentos que os moradores da região tinham à disposição e  não existia farinha branca, até porque não havia plantação de trigo por toda a região. Só existia, praticamente, mandioca, banana e peixe.

E é neste momento que entramos em um dos principais pratos típicos da região. Isso mesmo! Em Caraguatatuba, assim como em outras cidades do litoral Norte, é costume pratos com farofa, banana e peixe.

 

Farofa de tainha  

Outro prato bastante típico  de Caraguatatuba é a farofa de tainha, que tem como base a farinha de mandioca.

Mas veja, o sabor dessa iguaria caiçara é bem forte, então, experimente com cautela para ver se você gosta.

A farofa de tainha fica muito boa também quando acompanhada de um café bem quente e uma banana assada.

Outro prato que também é a cara da região, e que você não pode deixar de experimentar, é a moqueca. Diferente da tradicional moqueca capixaba e da baiana, a moqueca caiçara vem mais sequinha e dentro de uma folha de bananeira.

Para acompanhar, como não poderia deixar de ser, farofa de banana, pirão e camarões. Uma verdadeira iguaria que você não pode deixar de provar!
De acordo com os locais, o peixe sempre escolhido é o que “está bom no dia”. Porém, normalmente, o peixe utilizado é a Cavala, sempre muito suculenta e fresquinha.

Para acompanhar, uma boa pimenta, mas se você não gosta das fortes, tome cuidado, lá eles capricham.

 

Creme Jussara, mais uma delícia de Caraguatatuba

Outro prato caiçara que você precisa experimentar é o famoso creme de jussara, uma espécie de palmito que lembra o fruto do açaí.

Eles fazem um creme muito suave, que combina com diferentes tipos de peixes. Não deixe de experimentar também o delicioso bolinho de camarão com abóbora e a lula à doré ,que são clássicos de todo o litoral norte e que não deixa de ser diferente em Caraguatatuba.

Sem dúvida, a  culinária caiçara irá surpreender você em Caraguatatuba

 

Chalé, pousada ou hotel – qual hospedagem devo escolher para minha viagem?

Publicado por: Redação/ 1189 0

Tem dúvidas sobre qual estilo de hospedagem escolher? Ajudamos você com algumas dicas. Afinal: Chalé, pousada ou hotel – qual hospedagem devo escolher para minha viagem?

Na hora de planejar uma viagem, é normal surgir dúvidas sobre qual tipo de hospedagem escolher. Afinal, chalé, pousada ou hotel – qual hospedagem devo escolher para minha viagem?

Bem, se você empacou o planejamento das suas férias nesta questão, vamos dar algumas dicas e apontar questões para ajudá-lo nesta missão.

Chalé, pousada ou hotel? Depende do objetivo e estilo de viagem

Veja, cada viagem que planejamos costuma ter um objetivo. Às vezes, escolhemos um destino mais simples apenas para passar um final de semana na praia e nos desligarmos por alguns dias.

No caso de viagens mais longas, como  passar o período de férias, escolher uma hospedagem com mais benefícios e comodidades pode ser mais assertivo. Afinal, muitos dias no destino exigirá, pelo menos, um pouco de conforto.

Existem também aquelas viagens que planejamos com amigos e familiares, com o intuito de fazer um churrasco e ficar curtindo o dia na piscina.

Em cada um desses estilos de viagem é possível encontrar desde as opções mais baratas, para se hospedar, até as mais requintadas, como, por exemplo, os hotéis 5 estrelas.

O mais importante é escolher a acomodação de acordo com o seu perfil de viajante, assim você não corre o risco de transformar sua viagem em um verdadeiro pesadelo.

No momento de escolher qual o melhor meio de hospedagem para sua viagem, grande parte dos turistas procura as melhores vantagens, com um custo benefício mais atrativo.

Porém, é preciso salientar que, ao contrário dos hostels, quando falamos em chalé, pousada ou hotel, essas opções costumam ser as mais caras, por oferecerem quartos privados com banheiro, serviços 24h, estacionamento, entre outros.

Cada uma dessas alternativas possui características próprias e bem diferentes e tudo isso acaba influenciando nos valores das diárias.

Quem não é muito familiarizado com os termos, deve-se manter ainda mais atento. E, por isso, resolvemos falar um pouco sobre cada um desses tipos de hospedagem.

Vamos lá?

Hotel

Certamente esta é a opção da maioria dos viajantes, principalmente para aqueles que não dispensam conforto e privacidade.  

Os hotéis são os lugares onde as pessoas ficam acomodadas em quartos privativos, todos devidamente mobiliados e com decoração bastante detalhista.

Se você tem o perfil mais reservado, gosta de tranquilidade, e usufruir de serviços, como banheiro privativo, telefone, internet, café da manhã e estacionamento, escolher este estilo de hospedagem pode ser mais vantajoso.

Os hotéis são classificados através de números de estrelas, sendo que os que possuem somente 1 são os mais simples, e os que possuem 5 estrelas são os mais luxuosos e com serviços exclusivos.

Algumas comodidades disponíveis, como comidinhas e refrigerantes, normalmente são cobradas à parte e variam muito de acordo com o estabelecimento. Por isso, sempre consulte todas atentamente, antes de concluir sua reserva.

Pousada

As pousadas costumam ser mais intimistas, ideais para casais que querem alguns dias de paz e sossego.

Elas, normalmente, são instaladas em empreendimentos horizontais com, no máximo, três andares. Possuem decoração elegante, com muito estilo e conforto.

Os serviços inclusos são alojamento, alimentação e recepção. Porém, algumas pousadas mais exclusivas podem contar com piscina, cozinha, serviços de massagem, quadras de esporte , jogos, entre outros.

Um ponto muito interessante das pousadas é  que algumas contam com bangalôs, chalés ou pequenas casas, que irão garantir privacidade e conforto para os hóspedes.

Chalés

Os chalés, normalmente, estão dispostos em pousadas e são eles que garantem maior privacidade no momento de sua hospedagem. Eles oferecem uma casa toda completa para você e sua família, pois a maioria é equipada com cozinha, fogão e geladeira.

Agora que você já sabe a diferença entre Chalé, pousada ou hotel, basta escolher a melhor opção de hospedagem e curtir suas férias.

Analise cuidadosamente qual estilo se encaixa  melhor no seu perfil e desfrute de uma viagem inesquecível!